O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA


Existiu no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, cuja mulher era das filhas de Arão; seu nome era Isabel. Eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
E não tinham filhos - porque Isabel era estéril - sendo ambos já avançados em idade. Então aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe por sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. Toda a multidão estava do lado de fora, orando, à hora do incenso.
Então um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. Zacarias, vendo-o, turbou-se e o temor caiu sobre ele. Mas o anjo lhe disse: 
- Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque ele será grande diante do Senhor. E não beberá vinho, nem bebida forte; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus e irá adiante dele no espírito e na virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Disse então Zacarias ao anjo: 
- Como poderei crer nisto? Já sou velho e minha mulher também é avançada em idade.
Respondendo-lhe, o anjo disse:
- Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te para dar-te estas alegres novas. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam, porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo haverão de se cumprir.
E o povo estava esperando Zacarias, espantado por sua demora dentro do Templo. Saindo, ele não lhes podia falar; então entenderam que tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por acenos; ficou mudo.
Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, Zacarias voltou para sua casa e depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu e por cinco meses se ocultou, dizendo:
- Assim me fez o Senhor, quando atentou para mim, para tirar o que me causava vergonha perante o povo.

- LUCAS 1, 5-22.

Comments