Ouve, Israel: hoje passarás o Jordão para despojar nações maiores e mais fortes do que tu, cidades importantes cujas muralhas sobem até os céus, um povo forte e de alta estatura, descendente dos enacim, que conheces e dos quais ouviste dizer: "quem poderá enfrentar os filhos de Enac"?
Saiba, pois, hoje, que o Senhor, teu Deus, marcha diante de ti como um fogo devorador. É ele quem os destruirá e os esmagará diante de ti, de tal forma que tu os despojarás e os aniquilarás prontamente, como o Senhor te prometeu.
Depois que o Senhor, teu Deus, os tiver expulsado de diante de ti, não digas no teu coração: "por causa de minha justiça é que o Senhor me introduziu na posse dessa terra".
Porque é por causa da perversidade dessas nações que o Senhor as despoja diante de ti. Não é pela tua justiça, nem pela retidão do teu coração, que entrarás na posse de suas terras, mas é por causa da perversidade dessas nações que o Senhor as despoja diante de ti.
E é também porque o Senhor, teu Deus, quer cumprir a palavra que deu com juramento a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó. Saiba, pois, que não é pela tua justiça que o Senhor, teu Deus, te dá a posse dessa terra excelente, porque és um povo de cabeça dura.