A CONQUISTA DE JERUSALÉM

- Quando virdes a Arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, levada pelos sacerdotes, filhos de Levi, deixareis vosso acampamento e vos poreis em marcha, seguindo-a. Haja entre vós e ela uma distância de dois mil côvados aproximadamente. Guardai-vos de vos aproximar dela. Isso para que possais conhecer o caminho por onde deveis ir, porque nunca passastes por ele.
- Vê, nós somos teus ossos e tua carne. Já antes, quando Saul era rei, eras tu que conduzias os destinos de Israel. O Senhor, teu Deus, te disse: “És tu que apascentarás Israel, meu povo, e serás tu o chefe de Israel, meu povo".
Assim todos os anciãos de Israel vieram para junto do rei em Hebron e Davi concluiu um pacto com eles, diante do Senhor. Eles ungiram-no rei de Israel, segundo a palavra do Senhor, pronunciada por Samuel. Então Davi foi com todo o Israel lutar contra Jerusalém, isto é, Jebus, onde estavam os jebuseus, habitantes da terra.
Os jebuseus disseram a Davi: 
- Aqui tu não entrarás!
Mas Davi se apoderou da fortaleza de Sião, isto é, da cidade de Davi.
- O primeiro - disse ele - seja quem for, que vencer os jebuseus, tornar-se-á chefe e príncipe.
O primeiro a subir foi Joab, filho de Sárvia, e ele tornou-se chefe. Davi instalou-se na fortaleza e por isso a chamaram de cidade de Davi.
Ele fortificou a cidade ao redor, desde Milo até seus arredores. E Joab restaurou o resto da cidade. Davi tornou-se cada vez maior e o Deus dos exércitos estava com ele.
                   I CRÔNICAS 11; 1-9.